TRILHA CÂNION DO FARIAS

DESCRITIVO DO PASSEIO

Duração - 1 dia
Visita ao Refúgio Ecológico Bocaina do Farias - Trilha Cânion do Farias 

Um dos atrativos mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros, uma formação geológica de milhões de anos que através do choque e deslocamentos das placas no interior da crosta terrestre expõe seus paredões rochosos com mais de 50 metros de altura, compondo uma aquarela vibrante de magia aos olhos dos visitantes. Uma verdadeira obra de arte da natureza, de tirar o fôlego com sua continua erosão fluvial esculpido pelo Ribeirão Faria, rio que nasce na região. 

 

O atrativo está localizado em área particular na Fazenda Bucaina, encravada no coração do Cerrado, na Serra Geral do Paranã, abrigando cachoeiras, cânions, rios, piscinas naturais com uma biodiversidade incrível da fauna e flora. 

 

Localizado a uma distância total de 52.5 km (ida) da sede do município de São João d’ Aliança sendo 26 km pavimentados, 26.5 km em estrada de terra, com acesso de 2 km em estrada ruim, com apenas veículos 4x4 até a sede da fazenda, onde iniciaremos a nossa atividade.  A atividade consiste às visitas no Poço das Pedreiras, na Cachoeira do Açaí, onde será permitido o banho, e finalizamos a atividade com a visita no cânion com uma natação de 30 metros (opcional) que nos levará na Toca das Andorinhas, com uma bela cachoeira entre os paredões de milhares de anos.  

Realizamos o apoio 4x4 para os veículos pequenos.

Observação: O atrativo se encontra em constante formatação para melhor atendê-los. A formatação do atrativo leva em consideração os aspectos ambientais, sociais, culturais e de segurança.

 

O atrativo se encontra sob a nossa gestão e operação exclusiva desde 13 de março de 2019, sendo aberto a visitação sob agendamento prévio no mês de junho/2019, não sendo permitido entrada com guias e/ou operadoras que não sejam credenciadas pela Raizeira Ecoturismo e Aventura.

O PASSEIO INCLUI

Passeio
com Guia 
Seguro
 
(Ecotrip)
Taxa de acesso a atrativos
Equipamentos de segurança
Apoio
4x4

ATIVIDADES DESTE PASSEIO

Caminhada
 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

PERCURSO COM INÍCIO DA ATIVIDADE NA SEDE DA FAZENDA (4x4) 
Distância - 6 km aproximadamente  (ida e volta). 
Tempo médio - 3 horas.
Desníveis de subida - 124 m
Desníveis de descida - 186 m 

CRITÉRIO DE PERCURSO

1  Pouco severo

2  Moderadamente Severo

3  Severo

4  Bastante Severo

5  Muito Severo

Severidade do Meio

Condições do terreno

1  Percurso em superfícies planas

 Percurso por caminhos sem obstáculos 

3  Percurso por trilhas escalonadas ou terrenos irregulares

4  Percurso com obstáculos 

5  Percurso que requer técnicas verticais 

Orientação do percurso

1  Caminho e cruzamentos bem definidos

2  Caminho ou sinalização que indica a continuidade

3  Exige a identificação de acidentes geográficos e de pontos cardeais 

4  Exige habilidade de navegação fora do traçado

5  Exige navegação para utilizar trajetos alternativos e não conhecidos 

Intensidade do esforço físico 

1  Pouco esforço

2  Esforço Moderado

3  Esforço significativo

4  Esforço intenso

5  Esforço extraordinário

CLASSIFICAÇÃO DESTE PERCURSO

3

2

3

3

Percurso classificado conforme referência da ABNT NBR 15505-2. Turismo com atividades de caminhada Parte 2: Classificação de percursos

Critério de Percurso

 

Severidade do Meio - refere-se aos perigos e outras dificuldades decorrentes do meio natural, como temperatura, pluviosidade, riscos de quedas, facilidade de resgate, entre outros, que podem ser encontrados ao longo do percurso;

Orientação do Percurso - refere-se ao grau de dificuldade para orientação, como presença de sinalização, trilhas bem marcadas, presença de pontos de referência, entre outros, para completar o percurso;

 

Condições do Terreno - refere-se aos aspectos encontrados no percurso em relação ao piso e às condições para percorrê-lo, como tipos de pisos, trechos com obstáculos, trechos com pedras soltas, entre outros;

 

Intensidade de esforço físico - refere-se à quantidade de esforço físico requerido para cumprir o percurso, levando em conta a extensão e desníveis (subidas e descidas) considerando um cliente comum*. 

*Considera-se cliente comum uma pessoa adulta, não-esportista e com bagagem leve. 

 

TARIFÁRIO

R$ Valor Por Pessoa
Solicitamos 50% do depósito para garantia da reserva e os 50% restante no dia do passeio.   

Conta Jurídica para depósito: Caixa Econômica Federal – Ag: 2295 C/C: 1259-4 – Marina Marchezini Lopes – ME.

CNPJ: 13.120.058/0001-10.

CRONOGRAMA DO PASSEIO

(*) Para quem está hospedado em Alto Paraíso tem a opção de nos encontrar no nosso ponto de apoio no meio do caminho, no restaurante do Portuga (coxinha sem massa), no povoado Santiago, Km 118.
(**) O tempo de atividade pode variar até 30 minutos para mais ou menos, dependendo das condições do clima no dia e da quantidade de participantes na atividade.

MAIS INFORMAÇÕES

Restrições

  • Idade mínima 12 anos; menores de idade somente acompanhados por maior responsável; gestantes; pessoas com dificuldade de locomoção e sedentárias.

  • Não é permitida a ingestão de bebidas alcoólicas ou o uso de drogas, bem como o porte de armas de qualquer natureza, antes ou durante a programação, sob pena de cancelamento da atividade. 

  • Por questões de segurança a descida e visita no cânion só será permitida com grupo máximo de 10 pessoas por vez. Caso houver grupo maior que 10 pessoas, ele será divido para atender os critérios de segurança e a capacidade de carga do atrativo.

  • Não será permitido a entrada descalço no cânion. Obrigatório a utilização de equipamentos de segurança (capacete, lanterna e colete salva-vidas) para a atividade. O equipamento será fornecido pela Raizeira Ecoturismo e Aventura para todos os participantes.

Riscos e Perigos

  •  Estou ciente dos riscos inerentes às atividades em ambiente natural, como: quedas, tropeções, escorregões, picada de animais peçonhentos, insolação, contato com plantas urticantes ou espinhos, queda de pedras ou galhos, descargas elétricas (raios), me perder, condições climáticas adversas, mal súbito, entre outros. 

Recomendações

  • Atenção e obediência aos comandos do condutor; uso de roupas leves; calçado apropriado para caminhada em terrenos irregulares; uso de chapéu ou boné; uso de protetor solar; levar repelente (natural) de insetos; levar capa de chuva em épocas chuvosas (outubro a março); medicamentos de uso pessoal; recipiente com 1,5 litro de água por pessoa; e lanche; roupa e calçado extra para troca no final da atividade, pois faremos uma caminhada por dentro d' água para visita no cânion, finalizando com uma natação (opcional) e mochila (não levar bolsas de uma alça ou sacolas de mão).   

Os Valores não Incluem

  • Tudo que não estiver mencionado, tais como: alimentação extra, bebidas e despesas de ordem pessoal. 

Condições Específicas

  • A agência de turismo se reserva no direito de alterar a programação sempre que julgar necessário seja por motivos climáticos, de força maior ou que envolva a segurança dos participantes, sem aviso prévio.

Experiências

  • Atividade de caminhada com contemplação e interpretação do meio (fauna, flora, recursos hídricos, geologia, história).

  • Mirantes de belas paisagens.

  • Contemplação e tomadas fotográficas.

  • Observação da vida silvestre.

  • Banhos de rio e cachoeira.

Benefícios da Caminhada Ecológica

  • Melhora a circulação;

  • Beneficia o pulmão;

  • Combate a osteoporose;

  • Afasta a depressão;

  • Aumenta a sensação de bem estar;

  • Mantém o celebro saudável;

  • Diminui a sonolência;

  • Equilibra o peso e emagrece;

  • Controla a vontade de comer;

  • Previne infartos;

  • Regula o nível de colesterol;

  • Previne diabetes.  

 

Política de Cancelamento

 

 

2019 © Raizeira Ecoturismo e Aventura